• Revista Maxxi

07 de Janeiro - Dia do Leitor

Data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, é comemorada por aqueles que amam ler livros, jornais, revistas, etc. Em uma época em que a correria do dia a dia acaba dificultando o hábito da leitura, ainda assim é grande o número daqueles que não trocam um bom livro por nada. O encanto pela possibilidade de manusear o material, aprofundamento do tema e o contato direto com os formadores de opinião, no caso de jornais e revistas, faz com que este tipo de literatura, em que pese a grande concorrência das mídias sociais, mantenha o seu espaço e permaneça forte como uma excelente opção de mercado para fortalecimento de marcas.

O hábito da leitura é importante também, para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.

A literatura ainda é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira, comemorada anualmente em 1 de maio; e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.


Origem do Dia do Leitor


O Dia do Leitor foi criado em homenagem à fundação do jornal cearense "O Povo", criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Neste jornal, que ficou conhecido por combater a corrupção e divulgar fatos políticos, existia um suplemento chamado "Maracajá" que se tornou um espaço de divulgação do movimento modernista literário cearense na época. O autor pertenceu à Academia Cearense de Letras, enquanto era vivo.

Por Valentim Fernandes