• Revista Maxxi

73º edição de Corpus Christi resgatará memórias com live especial


Na próxima quinta-feira (03), acontece a celebração da 73ª edição do Corpus Christi de Matão. Na data, uma das maiores tradições, renasce com uma live especial transmitida nas redes sociais da Prefeitura, a partir das 14h00, diretamente da Casa da Cultura. A live poderá ser assistida através dos seguintes links: http://is.gd/prefeituradematao (youtube) ou https://www.facebook.com/prefeituramatao (facebook).


Haverá cobertura das celebrações nas Paróquias de Matão, Silvânia e Distrito de São Lourenço do Turvo. A programação também contará com a benção de um Padre, participações especiais de personalidades que colaboraram com o crescimento da Festa, apresentações musicais e exibição de vídeos com imagens que eternizam a memória deste evento religioso, considerado patrimônio histórico e cultural, sendo um dos maiores do País.


“Este dia tão sagrado precisa ser especial, independente do encontro entre as pessoas nas ruas. O prefeito Adauto Scardoelli, sabendo do desejo da população em celebrar a data, iniciou uma conversa com diversos setores para que algo fosse feito, e vamos fazer. Gostaríamos de ter as ornamentações e o colorido dos tapetes, mas infelizmente não será possível. A intenção é despertar a esperança e a reflexão sobre a vida, diante da atual realidade”, disse o prefeito em exercício, Aparecido Ferrari.


Neste ano, de uma forma diferente, o desafio foi criar um “novo” Corpus Christi que mantivesse suas características representadas pela arte e fé, sem a multidão do público pelas ruas. “As incertezas deste momento atípico, fizeram com que diversos departamentos da Prefeitura de Matão e as Paróquias, reinventassem a comemoração de um símbolo tão enraizado e fortalecido na cultura das gerações dos matonenses. O cenário será menor, mas o que vale é o sentido deste dia. Reforçamos que tudo está sendo organizado com segurança, cumprindo todas as regras de combate ao coronavírus”, ressaltou o secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, William Di Gaetano Bassi.



Na live na Casa da Cultura de Matão, personagens contarão suas histórias, ilustradas com imagens atuais e antigas, resgatadas de acervos da população e captadas pelo público online.


A partir desta sexta-feira (28), quem tiver fotos dos tapetes ou de algum momento das edições anteriores, podem enviá-las para o whatsapp da Casa da Cultura, através do número 3382-6640 (basta adicionar o contato e interagir normalmente).


A ideia é que cada cidadão contribua com o resgate desta história com suas imagens. “Esta edição será um misto entre o passado e o presente. Vamos voltar ao tempo e relembrar todas estas mais de sete décadas. E pensando na nova geração, decidimos fazer a live para que todos possam acompanhar e, assim, despertar ideias com a atuação de mais pessoas nas edições futuras”, disse o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.


Pensando na interação, acessibilidade e comunicação, a live será transmitida com a tradução simultânea de duas intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Reconhecida também pela união de talentos locais, a apresentação na Casa da Cultura e nas Paróquias contará com intervenções artísticas. O atual diretor de eventos Culturais, Elio Floriano, que confecciona suas obras desde 1987, diz que o público será contagiado pela emoção. “Garanto que será muito bom para todos que viveram e participaram em algum momento da festa. Preparamos uma surpresa com artistas que todos os anos confeccionam manualmente os quadros pelas ruas de Matão. Neste contexto, pedimos à população de Matão, que deixe a celebração ainda mais especial. Seja um artista e enfeite de sua maneira as suas casas para que Jesus passe. Em 2021, o Corpus Christi de Matão renascerá através da fé e esperança de cada um de nós”, afirmou.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura