top of page
  • Foto do escritorRevista Maxxi

Alinhamento raro de 5 planetas pode ser visto no Brasil


Apenas uma vez a cada 18 anos o alinhamento dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno pode ser admirado por todos nós. E esse dia chegou!


Durante todo o mês de junho, será possível admirar a olho nu o alinhamento dos cinco planetas no céu. E dá para aproveitar também aqui do Brasil!

Eles são os planetas vizinhos mais próximos da Terra — e, para observá-los, não será necessário usar telescópios ou binóculos, somente levantar meia hora antes do nascer do Sol e ter um céu limpo (sem nuvens).


Alinhamento raro


Segundo especialistas, o alinhamento raro pode ser mais bem avistado no dia 24 de junho, quando Mercúrio estará mais distante do Sol e será visível até uma hora antes do amanhecer.


Do grupo dos cinco planetas, Mercúrio é normalmente o mais difícil de visualizar devido à sua proximidade com o Sol, do qual se afastará gradualmente durante este mês de junho, o que facilitará a observação.


Além disso, em 23 de junho a Lua estará localizada entre Vênus e Marte — justamente no lugar que corresponderia à Terra —, assim será possível admirar seis corpos celestes alinhados no céu.


A qualidade da observação se torna melhor nas zonas rurais — que costumam ter céus mais escuros. No entanto, quem mora nas cidades também conseguirá aproveitar um pouco do espetáculo.


A última vez que esta conjunção de cinco planetas aconteceu foi em dezembro de 2004 — e só vai se repetir novamente em 2040.

Que momento e que sorte a nossa!


Fonte: Só Notícia Boa/Com informações de Correio Braziliense

Foto: reprodução

bottom of page