• Revista Maxxi

Aluno autista passa em 1º lugar em Medicina em universidade federal


Vem aí um novo Dr. Murphy – da série The Good Doctor – só que brasileiro! Um jovem autista foi aprovado em primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal de Jataí, Goiás.


Elizeu Augusto de Freitas Junior, de 19 anos, tem Transtorno de Espectro Autista (TEA) e mora no município de Candeias do Jamari, Rondônia.


Com muita força de vontade, o jovem estudava oito horas por dia em casa e em plataformas online, em um curso de redação. Foi o que também resultou no seu desempenho na redação, onde obteve 840 pontos.


No ano passado, ele realizou a prova do Enem pela primeira vez e no mês passado recebeu a notícia de sua aprovação em Medicina. Agora a família se prepara para embarcar para a cidade goiana e acompanhar o filho na universidade.


Falta de inclusão na escola


E ele enfrentou muitos problemas. Desde quando foi diagnosticado autista, aos 12 anos, ele e a família passaram por muitas dificuldades, entre elas, a falta de inclusão na escola.


Porém, Elizeu conseguiu se desenvolver e superar essa barreia, através do próprio esforço.

Mesmo reprovando no ensino fundamental, ele não se abalou e conseguiu terminar os estudos. Incentivado pela família, principalmente pelo irmão, o rapaz decidiu insistir no sonho de fazer faculdade e se tornar um profissional na área de saúde.


Com apenas uma vaga na cota para pessoas com deficiência, o jovem conquistou o primeiro lugar.


Incentivar pessoas autistas


Elizeu pretende se especializar em neurologia.

O futuro médico também quer incentivar famílias e as pessoas autistas.


“Somos capazes de realizar qualquer um dos sonhos que tivermos. Tudo é dedicação e esforço. A gente só precisa acreditar no nosso potencial”, finalizou nosso Good Doctor.


Fonte: Só Notícia Boa/Com informações do RondôniaAoVivo

Foto: arquivo pessoal