• Revista Maxxi

As cores de setembro e os seus significados




Com o intuito de conscientizar a população acerca de algum assunto importante a ser abordado e lembrado durante o ano, cada mês é regido por uma ou mais cores que representam uma causa específica. Quatro cores representam o mês de setembro, cada uma delas com sua especificidade e importância única.


Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio acontece no dia 10 desse mas mês, mas a campanha ocorre durante o ano todo.


Segundo pesquisa, cerca de 12 mil suicídios são registrados no Brasil anualmente e mais de 01 milhão no mundo. Uma triste realidade que assola cada vez mais os jovens, uma vez que são registrados novos casos a cada ano. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, e em primeiro lugar está a depressão.


Caso você precise de ajuda, organizações como o Centro de Valorização a Vida (CVV) realiza um trabalho de apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo as pessoas que precisam conversar de forma gratuita e voluntária, sob total sigilo de telefone , e-mail ou chat.


Basta discar o número 188 para entrar em contato com algum voluntário do CVV.


Setembro Vermelho


A cor vermelha é celebrada em homenagem ao Dia Mundial do Coração, o qual tem sua data oficial comemorada no dia 29 de setembro. É uma época muito importante para que se possa discutir ainda mais a saúde desse órgão vital do corpo humano.


O coração é formado por músculos e garante a circulação sanguínea no corpo e a oxigenação do sangue e distribuição de nutrientes, além de cuidar da pressão arterial e da frequência cardíaca. Dentre as doenças que podem acometer esse órgão, as quatro principais são insuficiência cardíaca; acidente vascular cerebral (AVC); infarto do miocárdio e hipertensão arterial.


Setembro Verde


A cor verde tem dois significados nesse mês, uma delas é sobre a conscientização da importância da doação de órgãos. O Brasil tem o maior sistema público de transplante do mundo, uma vez que, 90% dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Através de uma legislação que regulamenta todo o processo de doação, captação e transplantes dos órgãos e tecidos, é possível realizar o processo e salvar vidas através da doação.


O outro significado da cor verde está relacionado a importância da inclusão de pessoas com deficiência. O mês foi escolhido devido ao dia 21 de setembro ser instituído como o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD promove a campanha anualmente a fim de reforçar a população acerca da inclusão social e promoção da acessibilidade.


Setembro Dourado


O movimento referente ao Setembro Dourado foi instituído para conscientizar pais, profissionais da saúde, educadores e a sociedade em geral acerca da prevenção do câncer infanto-juvenil. O câncer é a primeira causa de morte por doença entre 1 a 19 anos de idade e os três tipos mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central e os linfomas, em ordem de frequência.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 12.500 novos casos de câncer são registrados anualmente em menores de 19 anos.


João Sanita


headbanner.png