top of page
  • Foto do escritorRevista Maxxi

Biblioteca Municipal promove diversas ações de incentivo à leitura


Com a retomada das atividades presenciais, a Biblioteca Pública Municipal “Profa. Maria de Lourdes Lian”, em parceria com várias entidades, participa de diversas atividades e projetos de leituras itinerantes, cuja as propostas é incentivar à população a conhecer e utilizar o acervo das Bibliotecas e os inúmeros projetos que existem do município e que atuam na formação de leitores.


O objetivo destas iniciativas são de servir de ponte entre os leitores e as principais iniciativas de incentivo à cultura e literatura de Matão, conectando bibliotecas, instituições, projetos e ideias, além de fornecer espaços, falas e compartilhar seu acervo. O intuito também é apoiar todas os projetos idealizados até o momento, mesmo que ocorrendo em ações diversas e independentes.


Um exemplo dessas parcerias é com o Instituto Terroá que atua com suas frentes de mobilização “Qual a sua responsa?” e o Parlamento Jovem. Com o primeiro, a parceria se concentra no livro de poesias “Entre versos e Identidades”, produzido pelo projeto e lançado neste ano. Na ocasião, 15 exemplares foram doados à Biblioteca Pública Municipal e destes, dois já foram inclusos no acervo da Biblioteca e se encontram disponíveis para consulta local e empréstimo domiciliar.


Os demais exemplares foram então utilizados em duas ações: a roda de conversas no Projeto Renascer e a doação dos exemplares por 12 escolas presentes no território municipal, promovendo discussões acerca da importância da literatura na formação individual e coletiva e na construção de uma participação juvenil e cidadã no município.


No dia 28 de junho, aconteceu no Projeto Renascer, uma roda de conversa sobre o livro de poesias “Entre versos e Identidade”, que traz poesias autorais dos jovens do projeto “Qual sua Responsa?”. Essa ação faz parte de uma série de outros encontros que acontecerão em breve, que visa fortalecer, aproximar e engajar as pessoas do território à leitura, cultura e participação juvenil.


Entre os frutos dos encontros com o Instituto Terroá, Projeto Renascer e Instituições de Ensino do município destaca-se a Semana Cultural promovida pelo Projeto Renascer, que contou com o Cine Cultural, onde junto à Biblioteca Municipal, os internos assistiram ao filme “Escritores da Liberdade” e, depois, interagiram através de uma roda de conversa.


O Instituto Terroá tem como missão apoiar e facilitar processos participativos para a criação de soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável. Em Matão, o instituto trabalha com duas frentes: o parlamento jovem e a frente de mobilização chamada “Qual sua Responsa?” que integra as ações do Terroá. As atividades realizadas pelo Instituto em Matão fazem parte do Programa Cidadania, apoiado pelo Instituto Votorantim e Citrosuco.


O projeto Renascer, gerido pela organização sem fins lucrativos Associação Pão Nosso, trabalha com o acolhimento de pessoas em situação de rua e possui uma rede de atendimento socioassistencial, voltado para a criação de políticas públicas em concordância com o sistema único de assistência social como, por exemplo, encaminhamento para documentos pessoais, orientações em problemas judiciais, cadastro único, acesso à saúde, atividades de lazer, entre outros.


O próximo encontro será entre os clubes de leitura Urdiduras (Coordenado pela Profa. Ude Baldan) e Ubuntu (Coordenado pelas Professoras Valquíria Tenório e Djenane Cunha, do Instituto Federal), idealizado por de mais uma ação entre o Parlamento Jovem e a Biblioteca Pública Municipal. O evento será no dia 28 de Julho, a partir das 19h00, na Casa da Cultura.


A Biblioteca Pública Municipal “Profa. Maria de Lourdes Lian” funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 e está localizada na Rua José Bonifácio, 885, no Centro.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

bottom of page