top of page
  • Foto do escritorRevista Maxxi

Brasil tem 7 das dez melhores universidades da América Latina


Sete universidades brasileiras estão entre as dez melhores da América Latina, de acordo com ranking divulgado pelo Academic Ranking of World Universities. A publicação é um dos principais indicadores de educação superior do mundo.


Entre as 20 primeiras colocadas, 14 são brasileiras, segundo o levantamento divulgado agora em agosto. No levantamento do ano passado, 13 das 20 instituições mais bem avaliadas eram brasileiras.


Segundo o Times Higher Education (THE), empresa responsável pela pesquisa, as universidades são analisadas em cinco áreas: ensino (36%), pesquisa (34%), impacto de citação (20%), participação internacional (7,5%) e receita da indústria (2,5%).


As melhores universidades da América Latina


A primeira universidade Brasileira citada na lista é a USP (Universidade de São Paulo). A instituição se encontra na faixa de posição entre 101ª e 150ª da listagem mundial. Este é o sexto ano consecutivo em que a instituição aparece no ranking.


Entre as integrantes do top 10, a única instituição de ensino superior que não ocupou o ranking em 2021 é a Universidade Federal de Santa Catarina, que ficou em 11ª no ano anterior e agora ocupa a 6ª colocação.


Já a que teve maior salto na avaliação entre as dez primeiras foi a Unifesp, que passou de 9º lugar em 2021 para 4º em 2022.


O ranking de 2022 registrou um recorde no total de universidades, com 197 instituições de 13 países latino-americanos compondo a lista. O Brasil é o que aparece mais vezes, ocupando 72 posições.


Além das sete brasileiras, o Top 10 é completado por duas universidades do Chile e uma do México. Confira:

  1. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile

  2. Universidade de São Paulo – Brasil

  3. Universidade de Campinas – Brasil

  4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Brasil

  5. Instituto de Tecnologia de Monterrey – México

  6. Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil

  7. Universidade do Chile – Chile

  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil

  9. Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil

  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil

Só Notícia Boa/Com informações de R7

Foto: reprodução

bottom of page