top of page
  • Foto do escritorRevista Maxxi

Brasileiro de 15 anos fatura medalha em olimpíada internacional de matemática


O estudante Thiago Buzalaf Zopone conquistou medalha de prata na olimpíada internacional de matemática Copernicus, em Nova York.


O adolescente de 15 anos, que está no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola de Bauru, interior de São Paulo, também faturou a 3ª colocação no mundial da disputa.


“São 90 minutos para resolver as 25 questões de lógica. Precisei me adequar aos conteúdos dos norte-americanos, já que a prova foi feita em Nova York, além de responder em inglês. Essa troca de conhecimentos é muito interessante”, disse em entrevista ao G1.


Honrado


Thiago competiu contra 200 outros participantes de nove países, entre eles Vietnã, Estados Unidos, Camboja, Laos, além de outros dois do Brasil. Em sua categoria, Thiago foi o único que retornou ao Brasil com uma medalha.


Ele disse que está honrado com as conquistas.

O brasileiro concorreu na categoria 4, que inclui alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. No total, as disputas são divididas em cinco categorias, que abrangem etapas de ensino.


Para participar desta competição, o estudante brasileiro precisou apresentar as duas medalhas mais recentes que havia ganhado – uma da olimpíada internacional Canguru e outra da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP).


Primeira disputa internacional


Esta foi a primeira vez que o estudante brasileiro saiu do país para competir em uma prova de conhecimentos.


Thiago, que sonha ser um engenheiro, disse que pretende continuar participando de olimpíadas para aumentar ainda mais a coleção de prêmios.


Só Notícia Boa Com informações do G1

Foto: arquivo pessoal

bottom of page