• Revista Maxxi

Câmara de Matão adota medidas que visam contribuir para a sustentabilidade


O Poder Legislativo de Matão, preocupado com questões ambientais, adota medidas que visam contribuir para a sustentabilidade. Na manhã de terça-feira, 19, a presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini, recebeu o Zelador Ambiental e Coordenador do Projeto “Rota de Compostagem”, rotariano José Oliveira, para orientações sobre como preservar a composteira doméstica que o legislativo matonense adotou.

Outras ações da “Câmara Sustentável” já foram implantadas no legislativo matonense. Os servidores e vereadores utilizam canecas e garrafas reutilizáveis, visando assim diminuição do uso de copos descartáveis. As garrafas pets utilizadas em sessões ordinárias e solenes, são separadas e as tampinhas plásticas também, as quais são guardadas e repassadas a entidades assistenciais do município para serem trocadas por cadeiras de rodas.

Duas outras ações sustentáveis já estão sendo estudadas no legislativo. Em parceria com o Zelador Ambiental, José Oliveira, a Câmara de Matão está analisando o projeto para captação da água da chuva, além da licitação que será aberta em breve para a implantação do sistema fotovoltaico. Vale destacar, que a geração de energia fotovoltaica é feita a partir da transformação da iluminação solar em corrente elétrica, que é adequada para os padrões de 110 e 220 volts.

A presidente do Legislativo, vereadora Ana Mondini, reforçou que irá convocar uma audiência pública para tratar sobre a implantação deste projeto nos espaços públicos, além da implantação de palestras nas escolas, creches e os demais órgãos públicos municipais.

“A sustentabilidade é um conceito baseado em alternativas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Diante desse raciocínio, ser sustentável é respeitar o meio ambiente, suprindo as necessidades da atual geração, sem comprometer o seu sustento e o das futuras gerações”, finaliza Ana Mondini.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal