top of page
  • Foto do escritorRevista Maxxi

Câmara inaugura galeria de vereadoras


Na noite de sexta-feira (16), atendendo a Resolução 04/2022, de autoria do vereador Paulo Bernardi, a Câmara de Matão, inaugurou a galeria de vereadoras da Câmara Municipal de Matão, denominada Lucília Romanelli Prado - "Ceci Romanelli", que foi a primeira vereadora mulher na cidade de Matão no ano de 1977. Durante a solenidade, a Pastora Lara Defina trouxe uma palavra de conforto e de motivação às ex-vereadoras e também ao público presente.


Estiveram presentes acompanhando a honraria, as ex-vereadoras, que também foram homenageadas com seus retratos na galeria, as senhoras Gisela Tortorello - Zela Tortorello, Regina Galli, Carla Kamel, Cleuza Salata, Sônia Moura, além da presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini. Outra vereadora que foi eternizada na galeria foi a saudosa ex-vereadora Maria José Granato Mancini - Zezé Mancini.


Na ocasião, a vereadora Ana Mondini além de ter a sua foto exposta na galeria, também teve sua foto colocada em destaque dentro do Plenário vereador ‘Aldo Gorgatti’, por ser a primeira mulher na história do legislativo matonense a se tornar presidente do legislativo.


“Durante todo o meu mandato como vereadora, posso afirmar que esta solenidade é uma das que mais me emocionou. Receber essa palavra de Deus da pastora Lara Defina e ouvir cada uma dessas mulheres guerreiras, me dá força para me manter firme no propósito de dar o meu melhor em prol da população matonense. Nesta galeria infelizmente tem poucas mulheres ainda, mas espero que cada uma dessas mulheres que tem os seus rostos estampados nela, sirva de exemplo e inspiração para que outras mulheres se interessem e sejam eleitas vereadoras em nosso município” disse Ana.


O autor da Resolução, vereador Paulo Bernardi, relatou a importância da galeria. “Para mim foi uma honra poder fazer este Projeto de Resolução que cria a galeria de mulheres vereadoras da Câmara Municipal de Matão. Todos nós viemos de uma mulher e a elas nós devemos respeito, dedicação, amor. Eu tenho pautado o meu mandato em defesa de mulheres que são menos beneficiadas dentro da sociedade, principalmente em prol das mulheres que são vítimas da violência doméstica, além da Lei Maria da Penha que engloba o âmbito nacional, dentro do município temos uma Lei de minha autoria que cria o “Programa de Cooperação Código Sinal Vermelho”, mais conhecido como código X, enfim, essa é uma das pautas do meu mandato e para mim é uma honra poder homenagear as vereadoras, poder de uma maneira muito especial homenagear a vereadora Ana Mondini, com quem eu convivo na Câmara há dois anos. Quando a querida Ceci Romanelli foi vereadora em 1977, onde o país estava no governo militar, era um período difícil para uma mulher ser vereadora em um mundo machista e ela conseguiu o feito de ser eleita e ser a primeira mulher na história a se tornar vereadora na Câmara Municipal de Matão no meio de 16 vereadores homens e após a Ceci ainda demorou mais um tempo para outras mulheres tomarem posse no legislativo, espero que essa galeria inspire novas mulheres a terem o interesse pela política municipal”, disse Paulo.


Quem é Lucília Romanelli Prado?


Lucilia Romanelli Prado - Ceci Romanelli, foi casada com o Sr. Alaor Prado, mãe de dois filhos, Cristiano Reinaldo Prado e Marcelo Augusto Prado e avó de 3 netos: Maria Clara, Maria Luiza e João Pedro. Sua carreira profissional foi destacada na área da educação, onde atuou por 60 anos como professora, além de ter atuado como coordenadora nas escolas Adelino Bordignon e também na escola CAIC. Na política, Ceci Romanelli foi a primeira vereadora mulher a ocupar o cargo na cidade de Matão.


Destacou-se também por muitos anos no carnaval matonense recebendo o título de hors-concours no clube Sorema.


Hoje, com 88 anos, vive feliz e com a certeza de que cumpriu seu legado como mãe, esposa, avó, profissional e cidadã. Uma mulher à frente de seu tempo.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

bottom of page