• Revista Maxxi

Câncer de mama é o segundo mais comum entre mulheres


De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele, o qual corresponde a 29% dos casos anuais da doença. Dessa forma, hoje (19) é celebrado o Dia Mundial no Combate ao Câncer de Mama, a fim de conscientizar as mulheres da importância da prevenção dessa doença.


História do Movimento


O Outubro rosa começou em 1990, em Nova Iorque, durante a “Corrida Pela Cura”, um evento realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura. O evento cresceu à medida que os anos passaram e outubro foi escolhido como o mês da conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos.


No Brasil, apesar da homenagem feita em São Paulo no Obelisco Mausoléu aos Hérois de 32 em 2002, na qual o prédio foi iluminado pela cor rosa durante o mês, o movimento só ganhou força em 2008, quando as ações em prol dessa causa se tornaram mais frequentes.


Sintomas e Prevenção


O câncer de mama se caracteriza pela multiplicação desordenada das células da mama, gerando células anormais as quais formam um tumor. É importante lembrar que a doença se manifesta de forma diferente em cada organismo, podendo evoluir de diferentes maneiras. Alguns tumores crescem e se desenvolvem mais rápido que outros, possuindo suas características próprias.


É importante ficar atento aos fatores de risco que agravam a possibilidade de desenvolver a doença, como mulheres com mais de 50 anos, obesidade e sedentarismo, consumo excessivo de álcool, uso de contraceptivos hormonais, exposição a radiações ionizantes e o histórico familiar estão entre os agravantes.


Os sintomas são quase sempre os mesmos e o surgimento de nódulo (caroço) fixo e indolor, alterações na pele da mama, seja avermelhada, retraída com aspecto de casca de laranja, alterações no bico do peito e a saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos são sintomas constantes.


João Sanita



headbanner.png