top of page
  • Foto do escritorRevista Maxxi

Cartilha da Gestante e Plano de Parto são lançados em evento para mulheres


No mês dedicado à saúde da mulher, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, tem intensificado as ações sobre os cuidados ao público feminino. Entre as atividades iniciadas na semana passada, na sexta-feira (07), aconteceu o lançamento da Cartilha da Gestante e do Plano de Parto. O material, desenvolvido por especialistas da área que atuam nas Unidades de Saúde de Matão e do Hospital Carlos Fernando Malzoni, passa a valer como um dos documentos que conduzirão o atendimento e acolhimento à futura mamãe e seu bebê, que compreende desde o início do pré-natal até o pós-parto.


O lançamento das cartilhas aconteceu no salão de festas da área de lazer dos Sincomerciários. Enfermeiras que compõem a Rede Pública Municipal apresentaram o conteúdo do material, junto à enfermeira responsável pela maternidade e UTI do Hospital de Matão que também explicou sobre toda a estrutura ofertada na instituição e a aplicabilidade dos protocolos de humanização.


Representando a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer (APFCC), uma paciente em tratamento compartilhou sua experiência de enfrentamento a doença. Algumas das gestantes que fazem parte do programa municipal “Fala Gestante” também estiveram no evento sendo presenteadas com um kit maternidade. O encerramento a atividade aconteceu com a transmissão de um vídeo institucional com orientações médicas sobre exames preventivos e um café da tarde.


A partir desta semana, todas as gestantes atendidas em Matão pela Rede Pública passam a receber este material já na primeira consulta médica. A cartilha contém informações sobre todo o processo de acompanhamento do Pré-natal, vacinas da gestante, desenvolvimento do feto, tipos de parto, puerpério, dicas e mitos da amamentação e orientações sobre os cuidados com o recém-nascido.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

bottom of page