• Revista Maxxi

Com 95% do corpo paralisado, Junoca lança livro com história inspiradora


Com paralisia motora, que afeta 95% do corpo, o brasiliense Mauricio Campos Júnior (48), conhecido como Junoca, fez da sua história um livro, escrevendo-a com os pés e inspirando outras pessoas, apesar da dificuldade de fala e movimento.


E tudo é motivo para inspirar: nas falas, nas piadas rápidas, nas brincadeiras e na vida! Segundo o autor, a maior motivação para concluir seu livro foi poder ajudar outras pessoas, inclusive aquelas que não são deficientes, mas se mantêm paralisadas pela vida.


“Existem pessoas com paralisia emocional. Então eu penso: eu sou cadeirante e eu posso fazer tudo o que eu quiser. Por que ela não pode?”, reflete.

“A minha deficiência não me define”


Junoca entende e explica que sua paralisia não o define, uma vez que compreende as limitações dos movimentos e agradece sempre a ajuda de Allana.


“Minha mente não está aqui [no corpo]. Eu estou pensando em como eu vou ser melhor. Em como eu vou vender mais livros e mostrar minha história para mais pessoas”, afirma o autor.

Junoca ainda reforça não ter motivos para se sentir triste e enfatiza quando fala sobre a vontade andar: “Eu nunca quis andar, e ninguém aguenta ouvir isso”.


Em outro momento, ele justifica. “Já tiveram momentos que eu quis andar, eu acho. Mas são momentos, apenas”. Junoca conta que esses momentos surgiram em situações específicas, como para ajudar a esposa.


“Allana é muito importante para minha vida. Ela acredita em mim. Eu não acreditava no livro e ela me inspirou”, fala o autor.


Amor predestinado


A história de Junoca e Allana foi um desafio para os dois no passado, mas hoje é motivo de orgulho, muitos olhares apaixonados e sorrisos, para firmarem a relação.

Eles se conheceram há quatro anos pelo Facebook e fugiram para se casar. No início as pessoas não compreendiam como a relação iria dar certo.


Mas Allana e Junoca são a prova que amor não tem padrão e nem forma. A relação dos dois é plena e repleta de muito cuidado e atenção.


“Alana é meus pés. Onde eu não posso ir, ela vai. Obrigado Allana, por tudo. Um beijo, Te amo muito”, se declara o autor do livro.


Compre o livro do Junoca!


O livro “Junoca: o cadeirante fora da cadeira” pode ser comprado pelo Whatsapp do próprio autor, no (61) 9-9605-6360.

A publicação foi prefaciada pelo Pastor Carlos Bregantim, de São Paulo-SP. Também há o trecho da matéria do Rinaldo de Oliveira, como forma de agradecimento e lembrança pela motivação. A capa é do cartunista e humorista Diego Rastichong, de Brasília, DF.


O livro foi todo digitado com o pé e conta a trajetória do Junoca até aqui. “É uma leitura prazerosa, onde um trecho puxa outro. Tenho certeza que você vai gostar”, fala o autor.


O valor do livro é R$ 15 e Junoca também cobra R$ 10 pelo frete.


João Sanita/Com informações de Só Notícia Boa


Foto: reprodução