• Revista Maxxi

Dia do Ciclista e os benefícios da bicicleta


Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Ciclista em homenagem ao dia da morte de Pedro Davison. O “Pedrinho”, como era chamado pela família e amigos, morreu há 15 anos após ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, na altura da Quadra 114, em Brasília. Pouco tempo depois, a ONG Rodas da Paz conseguiu que o Congresso Nacional aprovasse a data em homenagem ao ciclista.


Pedro acreditava que a bicicleta era o meio de transporte do homem do futuro, e no mundo em que vivemos, onde tudo está em constante mudança, a bicicleta não deixa de ser um meio de locomoção essencial para aqueles que detestam o trânsito das grandes cidades.

Aumento das Vendas


A partir do isolamento social, a “magrela” passou a ser utilizada como meio de transporte, além de ser uma ferramenta de trabalho para entregadores de aplicativos, uma forma de trabalho que se tornou essencial. Uma pesquisa feita pela associação Aliança Bike entre 15 de junho e 15 de julho de 2020, com 40 associadas, revelou que as vendas no segmento aumentaram em 118% quando comparado com 2019.

Benefícios

Os benefícios para a saúde são incontáveis e pode-se citar o emagrecimento, o aumento do fôlego, redução do colesterol, prevenção e controle de diabetes, controle da pressão arterial, melhora da coordenação motora, entre outros que têm incentivado as pessoas a adotar o ciclismo como esporte.

Ademais, a economia quanto a gasolina, a emissão zero de gases que contribuem para o efeito estufa, o aumento da mobilidade urbana e da autonomia e a vida útil extensa das bicicletas contribuem para reduzir os impactos do ser humano ao meio ambiente.

João Sanita

headbanner.png