• Revista Maxxi

Dia do Idoso é celebrado entre usuários do Centro de Convivência


Em comemoração ao “Dia Internacional do Idoso”, celebrado na sexta-feira (01), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria de Esportes e Lazer e o Conselho Municipal do Idoso, promoveram um café da manhã especial ofertado aos usuários do Centro de Convivência do Idoso. A ação aconteceu nas dependências do Sesi Matão, respeitando todos os protocolos de segurança.


Um conjunto musical formado por sanfoneiro e violeiros garantiram a dança entre os participantes. E para “matar” a saudade, a professora de Educação Física Nadir, organizou uma partida com a participação da equipe de vôlei Master da Prefeitura de Matão. O dia festivo e cheio de brincadeiras e lazer, também foi marcado em Matão, em todas as unidades dos CRAS, onde cada idoso foi presenteado com Kits de jogos e guloseimas.


Representando o prefeito Cido Ferrari, a iniciativa contou com a presença do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélio Leandro Prandi, além da presidente do Fundo Social, Márcia Ferrari e da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Adriana Gandin


“Após dois anos, esta turma se reencontra nesta homenagem que fizemos a eles, em um dia muito divertido e cheio de sorrisos. Agradecemos a direção da escola Sesi que nos cedeu um dos seus espaços e a todos que aqui estiveram. Com a atual estabilidade da pandemia, em breve, nossa intenção é retornar às atividades presenciais no Centro do Idoso e nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde são proporcionadas atividades de lazer, esportivas e artísticas. Nosso intuito é promover a qualidade de vida, com a vivência em grupo e demais dinâmicas que favoreçam o envelhecimento saudável”, afirmou o secretário.


A Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, celebra o início da “Década do envelhecimento saudável 2021-2030”, e estabelece uma agenda que pode reduzir as vulnerabilidades e aumentar os direitos, capacidades e resiliência das pessoas idosas.


O Dia internacional da Pessoa Idosa é uma data para conscientizar a sociedade sobre as necessidades desse público, como explica a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Adriana Gandin .“Precisamos nos movimentar em todos os setores com ações e intervenções. O objetivo principal da ‘década do envelhecimento saudável’ é melhorar a vida das pessoas idosas, de suas famílias e de suas comunidades. Faça uma ação pela pessoa idosa, amanhã, você será uma pessoa idosa. Essa deve ser uma campanha permanente, de conhecer e valorizar a pessoa idosa, pode ser um avô, uma avó, um vizinho, um amigo.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura