• Revista Maxxi

Dia do Veterinário e a importância da profissão


No dia 9 de setembro, anualmente, é comemorado o Dia do Veterinário, uma vez que, nesta mesma data em 1993 foi assinado um decreto que regulariza a profissão no país e só assim foi possível que a medicina veterinária fosse ensinada nas instituições de ensino superior.

Esta data celebra a atuação desses profissionais tão importantes para a sociedade, os quais são devidamente capacitados para cuidar dos animais de estimação, como cães e gatos, ou até mesmo lidar com animais selvagens, como tigres e cobras.


Além da área de atuação mais conhecida pela sociedade, os veterinários também podem atuar na saúde humana e no meio ambiente, como por exemplo, atuando na fiscalização da produção da carne, desde a criação do animal até a inspeção da qualidade.


O veterinário também pode trabalhar na Vigilância Sanitária do município, auxiliando no controle de zoonoses, as doenças que são transmitidas dos animais para os seres humanos. Ademais, eles são capacitados para participar do resgate de animais silvestres, atuando com biólogos e institutos que fazem a proteção dessas espécies.


Parabéns a todos os veterinários de Matão pelo brilhante trabalho que realizam.


headbanner.png