• Revista Maxxi

Dia dos Professores: Relevância e desvalorização


Lecionar, transmitir conhecimento e auxiliar no desenvolvimento da educação são algumas das mais importantes lições dos professores para a sociedade, os quais anualmente são lembrados. O Dia dos Professores, no Brasil, é comemorado no dia 15 de outubro e a data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam a vida para ensinar e são a base e o futuro da sociedade.


Apesar da grande importância desses profissionais, o feriado é apenas escolar e não faz parte do calendário nacional ou ponto facultativo. Assim, as escolas não funcionam neste dia.


Origem


Em 15 de outubro de 1827, o imperador do Brasil Dom Pedro I, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil e através desse documentos decretou que todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.


Ademais, o decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas de ensino e até a forma como esses profissionais deveriam ser contratados.


Em São Paulo, a comemoração começou quando quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia para celebrar a data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.


Desvalorização


Apesar da grande relevância dos professores para a sociedade, é indiscutível a desvalorização desses profissionais no país. Segundo um estudo divulgado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), menos de 20% dos professores estão satisfeitos com o salário que recebem.


Quando traçado um comparativo com a América Latina, o número fica ainda mais distante e é um dos menores se comparado com países mais ricos e mais desenvolvidos.

João Sanita