• Revista Maxxi

Dramaturgo Gilberto Braga morre aos 75 anos


Faleceu na noite de terça-feira (26) o dramaturgo Gilberto Braga, de 75 anos, após sofrer uma septicemia. Gilberto estava internado desde o final da semana passada no Rio de Janeiro para tratar a doença, a qual consiste em uma infecção generalizada que dificulta o normal funcionamento do corpo.


O autor é conhecido por seu portfólio extenso a teledramaturgia brasileira, sendo responsável por mais de 20 de novelas e a conquista do Emmy Internacional de Melhor Telenovela com “Paraíso Tropical” em 2008.


Gilberto também trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal “O Globo” no começo de sua carreira. Sua estreia na TV Globo como autor foi em 1973, em uma adaptação de “A Dama das Camélias”, com Glória Menezes como protagonista. Um ano depois, “Corrida de Ouro” foi sua primeira experiência com novelas, no qual trabalhou em parceria com Lauro César Muniz e Janete Clair na elaboração do roteiro.


Gilberto Braga comandou sucessos como “Escrava Isaura” (1976), “Dancin Days” (1978), “Anos Dourados” (1986, “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003). Seu último trabalho na Rede Globo foi “Babilônia”, de 2015.


João Sanita/Foto Divulgação

headbanner.png