• Revista Maxxi

Eduardo e Mônica, o filme, chega aos cinemas brasileiros


Finalmente o esperado filme Eduardo e Mônica vai chegar às telonas. A estreia está marcada para 6 de janeiro. O filme, dirigido por René Sampaio e inspirado nos personagens da música de Renato Russo, conquistou o prêmio de Melhor Filme em Edmonton, no Canadá.


Eduardo e Mônica é uma crônica inteligente do Planalto Central, que conta a divertida história de um casal de jovens que encontram o amor justamente nas suas diferenças de idade, pensamentos, experiências, classe social e formação.


“O filme é uma delicada história de amor que fala, entre outras coisas, sobre como é possível amar e respeitar quem pensa muito diferente de você. Em alguma medida, todos já foram o Eduardo ou a Mônica em alguma relação’, analisa o diretor René Sampaio.


Pré-estreia


Depois de adiamento por conta da pandemia, a pré-estreia de ‘Eduardo e Mônica’ foi em sessão exclusiva esta semana em Brasília, Kinoplex do Park Shopping, justamente o palco da história contada por Renato Russo na música que foi sucesso absoluto com a Legião Urbana. René Sampaio, o diretor, é um fã brasiliense de Renato e cineasta formado na Universidade de Brasília.

O diretor transformou essa paixão em filmes. Primeiro com Faroeste Caboclo, em 2013 e agora, com seu novo trabalho, Eduardo e Mônica.


“Esse filme não poderia começar em outra cidade no Brasil: só em Brasília. Fizemos todo o planejamento para estrear aqui em primeiro lugar. É importante para o filme e acho que para cidade também tem um gosto especial poder encontrar Eduardo e Mônica na tela grande antes dos outros. Vivemos uma grande experiência filmando aqui. É uma retribuição por todo o carinho que a equipe recebeu.” disse René ao Correio Braziliense


Festivais internacionais


Antes de estrear aqui, o longa passou por festivais internacionais de cinema e foi visto por um público que majoritariamente não conhece canção, nem o legado de Renato Russo.

“Foi muito precioso para o filme poder ser visto e abraçado por gente que não sabia nada da história original. Foi possível perceber que o filme emocionou gente do mundo inteiro a ponto de ser escolhido como melhor filme no festival de Edmonton, no Canadá, considerado, por muitos, uma bússola pro Oscar. Nos dá certeza que estamos contando uma história universal e moderna ao mesmo tempo”, afirmou.


O filme estreia dia 6 de janeiro no Brasil e conta no elenco com Alice Braga, Bruna Spínola, Gabriel Leone, Fabrício Boliveira, Otávio Augusto e Ivan Mendes.


Fonte: Só Notícia Boa/Com informações do Correio Braziliense

Foto: Divulgação