• Revista Maxxi

"Entrelinhas" continua com programação online para vestibulandos


Estão em andamento as atividades do projeto remoto “Entrelinhas”, voltado aos estudantes do Ensino Médio, com a discussão de obras cobradas em vestibulares da USP e UNICAMP. As transmissões estão acontecendo nos canais oficiais da Prefeitura de Matão (youtube e facebook) e nos próximos dias, a programação continua com pessoas de diferentes áreas do conhecimento.


O projeto teve uma excelente estreia com a participação ao vivo de mais de 100 pessoas. “Hoje, após três semanas, podemos ver que mais de 2 mil pessoas visualizaram a transmissão. É uma forma interessante de fazer com que o conhecimento permaneça em trânsito, mesmo de maneira virtual, enquanto esperamos o momento oportuno para realizar as atividades presenciais”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.


Duas professoras muito conhecidas de Matão estarão no Entrelinhas neste mês. No dia 17 de Agosto, o clássico "O Ateneu" de Raul Pompeia, será discutido por Iolanda Biachiato e Roberto Dias Pereira. Ela por muitos anos atuou como professora e diretora da escola Estadual Henrique Morato, é formada em Letras, Administração Escolar e pós-graduada em gestão escolar pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. E Roberto é formado em Engenharia Elétrica e Direito pela USP.


No dia 31 de Agosto, a obra escolhida "Nove Noites" de Bernardo Carvalho, será discutido por Ude Baldan e Edmundo Peggion. Ude, além de já ter sido Secretária de Educação, Lazer, Cultura, Esporte e Turismo de Matão é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Unesp- Campus Araraquara. Também possui graduação em Letras, mestrado em Estudos Literários (Unesp) e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Edmundo também é professor da Unesp de Araraquara, de Antropologia, coordenador do Centro de Estudos Indígenas “Miguel Angel Menéndez - CEIMAM e colaborador do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social - Ufscar.


“A fusão das áreas do conhecimento no projeto 'Entrelinhas' fortalece a ideia de abertura para vários mundos que o livro oferece. Assim, com diferentes olhares e pontos de vista, certamente, os gestos de leitura tornam-se mais plurais, o que amplia nossa percepção sobre o olhar do outro”, diz Juliano Jacopini, diretor da Casa da Cultura de Matão.


Biblioteca Drive-thru


A partir do dia 24 de Agosto, às terças-feiras, será possível realizar a retirada de livros da Biblioteca Municipal. Um sistema drive-trhu será montada em frente à Casa da Cultura e, as pessoas que quiserem fazer empréstimos necessitarão fazer suas reservas, através do telefone 3382-6642.


A lista de livros disponíveis (em especial, todos que serão cobrados nos vestibulares da Fuvest e Unicamp e que estão sendo discutidos no projeto "Entrelinhas" pode ser consultada no site da Prefeitura, na aba "Cultura".


📌17 de Agosto - das 19h30 às 21h00

Obra: “O Ateneu”, de Raul Pompeia

Com Iolanda Bichiato


📌31 de Agosto - das 19h30 às 21h00

Obra: “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho

Com Ude Baldan


📌21 de Setembro - das 19h30 às 21h00

Obra: “Sonetos”, de Luiz de Camões

Com Alessandra Peracini


📌19 de Outubro - das 19h30 às 21h00

Obra: “Quincas Borba”, de Machado de Assis

Com Fafá Lima


📌16 de Novembro - das 19h30 às 21h00

Obra: “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida

Com Rafaelle Medina


📌30 de Novembro - das 19h30 às 21h00

Obra: “Campo Geral”, de Guimarães Rosa

Com Suzi Sperber


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura