• Revista Maxxi

Escola da rede pública realiza visita ao Museu Casa de Portinari


Na semana anterior, estudantes do 9º ano da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU) visitaram o Museu Casa de Portinari. Isso porque a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura, traçou um planejamento pedagógico voltado as escolas da rede municipal, que prevê uma série de viagens temáticas culturais para o decorrer do ano de 2022. Esta ação educacional tem o objetivo de desenvolver a parte prática dos conteúdos estudados em sala de aula.


"Parabéns a todos que tiveram essa ideia! Acreditamos que este jeito de ensinar é o melhor, pois aprender se torna bem mais fácil com a prática, até porque ao conhecer profundamente o que estamos estudando, passamos a dominar o assunto", avaliou o prefeito Cido Ferrari.


A professora da disciplina de "Arte" Léa Maria Scutare dos Santos e a inspetora de alunos Lúcia Perpétuo Lavezzo acompanharam os estudantes durante a visita temática, que representou uma complementação da aprendizagem para as aulas de Arte.


"Estudamos as obras de Cândido Portinari, durante todo o primeiro bimestre: a classe conheceu a biografia do autor; fez desenhos ilustrativos e agora puderam conhecer a casa onde este extraordinário artista brasileiro viveu com a família. Nossa próxima etapa será a pintura em tela, ainda sobre o autor", explicou a professora Léa.


A partir da temática "Artes Visuais", a atividade promoveu a aprendizagem sobre os seguintes objetos do conhecimento:

Museu, História da Arte e Patrimônio cultural.


"Além da aprendizagem do conteúdo, a viagem contribui para a formação humana desses jovens estudantes, aprimorando a socialização e o poder de análise e pesquisa, habilidades e competências que vão levar para toda vida", reforçou o secretário de educação, Alexandre Luiz Martins de Freitas.


Para conhecer o Museu Casa de Portinari, acesse: https://www.museucasadeportinari.org.br/


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura