• Revista Maxxi

Escola do CAJU participa do projeto "Formarte"



A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura, firmou parceria com a produtora "Com Texto Comunicação Integrada", para a realização do projeto "Formarte" na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU). Voltado aos estudantes do Ensino Fundamental I e II, o programa desenvolve oficinas fundamentadas em temáticas de arte, cultura e humanidades. A iniciativa é subsidiada pela empresa Brasilux, via Programa Nacional de Apoio a Cultura (Pronac)/Lei de Incentivo à Cultura, vinculada a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, gerida pela produtora cultural "Com Texto Comunicação".


"Consideramos essa parceria muito boa, pois além de trazer arte e cultura da melhorar qualidade para nossos estudantes, contrata os arte-educadores do município e compra os materiais utilizados também na cidade, promovendo o desenvolvimento social e econômico", avaliou o prefeito Cido Ferrari.


As atividades iniciaram em (25/04) e seguirão até o mês de dezembro de 2022, sendo desenvolvidas 7 oficinas diferentes: Fotografia, Desenho, Criação, Teatro, Produção de Vídeo, Histórias em quadrinhos e Acesso a Bens Culturais e Vivências. Fernanda Franco, gestora da Com Texto Comunicação, salienta que o "Formarte" promove o empoderamento dos jovens, fato que contribui para que se tornem agentes de transformação em suas comunidades.


Para as arte-educadoras Eliana Saraiva (Fotografia) Leila Guerreio (Teatro) e Fernanda Donato (História em Quadrinhos), o fato da equipe que desenvolve as oficinas pertencer ao município faz toda a diferença, uma vez que já mantém vínculo afetivo com a comunidade educacional.


De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Pereira Bellintani e a diretora de Divisão do Ensino Fundamental I, Andréa Andreatti, trata-se de um projeto bastante aderente a metodologia pedagógica desenvolvida pela rede de ensino municipal, pois utiliza a arte, a cultura e outras humanidades, enquanto fio condutor capaz de estimular os estudantes a aprenderem os demais conteúdos da esfera curricular.


Segundo a diretora da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU), Celimara Inês Garbim Avelino, os estudantes têm participado das oficinas com entusiasmo, e já se pode perceber o ganho pedagógico no desempenho deles diante das demais atividades da escola.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura