• Revista Maxxi

Hoje é Dia Mundial do Rádio

Neste sábado, treze de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio e os 110 anos deste meio de comunicação. Este ano, a data é comemorada com o tema "Novo Mundo, nova rádio: evolução, inovação e conexão". O rádio é apontado pela Unesco como capaz de promover a diversidade e o discurso democrático, ao representar e servir as comunidades mais esquecidas.

Acessível em qualquer lugar e a qualquer hora, o rádio atinge um amplo público. Dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, indicam que o veículo chega a mais de 75% da população em países em desenvolvimento.

Com programações que agradam todo tipo de público, indo do noticiário ao entretenimento, o rádio enfrentou ao longo dos anos diversas transformações sem deixar de ser o preferido de muita gente.

Criatividade é uma das características que sempre acompanharam o rádio. Com a chegada de novas tecnologias, em especial, as ligadas à tecnologia da informação, o rádio manteve seu aspecto inovador e, continua a se reinventar estando hoje em diversas plataformas sem no entanto perder a sua essência. Atualmente o rádio não é apenas um transistor acomodado em nossas mesas de cozinha, como antigamente, hoje em dia o progresso tecnológico e a digitalização tornaram possível a adaptação a novos comportamentos e estilos de vida.

O rádio presta também, relevantes serviços à sociedade, durante desastres naturais, socioeconômicos, crises, promove campanhas e agora na da pandemia orienta e informa. Enfim, não importa o evento, o rádio faz anúncios de serviço público, alertas e transmissões, serviços e soluções para melhor atender às necessidades dos ouvintes.