• Revista Maxxi

Inaugurado ESF do São Judas Tadeu




Os atendimentos na nova unidade do Estratégia Saúde da Família “Dr. Antônio Cezar Goldbaum Calil”, no São Judas Tadeu”, já estão em andamento desde sábado (30), quando aconteceu o Dia D de Vacinação, que neste momento prioriza a aplicação das doses contra a Influenza (Gripe) em idosos e crianças com idades entre 6 meses a menores de 5 anos. O publico infantil também foi imunizado contra o Sarampo.


O novo equipamento inaugurado na noite de sexta-feira (29), conta com duas equipes, sendo uma do ESF e outra da UBS, já que a Unidade de Saúde Básica do CAIC foi transferida e passa a atender no mesmo local (Rua Silvio Quaresima, 53, no bairro São Judas Tadeu).


Inicialmente as equipes estão compostas por técnicos de enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, médico da família, clínico geral, ortopedista e dentistas que fazem a cobertura dos moradores dos bairros Vila Cardim I, Vila Cardim II, Jardim São Judas Tadeu e Residencial São Gabriel.


“Esta é uma importante obra concluída em meu Governo e, em breve, vamos inaugurar outro ESF, na região do Las Lomas. Além destas, a região do Parque das Laranjeiras também ganhará uma unidade. Estes resultados foram possíveis graças a união de esforços, pois não desistimos e conseguimos reverter a situação desta e de outras obras ligadas à Saúde Matão. Estamos muito felizes por este momento, pois esta obra era muito esperada pelos moradores, lembrou o prefeito Cido Ferrari.


Ainda no Governo do ex-prefeito Chico Dumont, através do ex-ministro da saúde Alexandre Padilha, Matão conseguiu o convênio para estas duas obras (Las Lomas e São Judas Tadeu). Após a garantia dos investimento, na mesma época, o então Prefeito fez a indicação para a denominação do prédio em homenagem ao médico “Dr. Antônio Cezar Goldbaum Calil”, que atuou por muitos anos na saúde pública de Matão, Dobrada e Motuca, vindo a falecer em 2015.


Em 2021, com o intuito de entregar a obra aos moradores das regiões do São Judas Tadeu e Las Lomas, o saudoso ex-prefeito Adauto Scardoelli buscou parcerias com autoridades de Brasília e determinou à Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, o levantamento de todos os valores aplicados no local para que estratégias fossem definidas na recuperação do convênio.


No início do ano passado, o Secretário Municipal de Saúde, Ademir de Souza reiterou a necessidade da recuperação destes valores ao superintendente regional do Ministério da Saúde. Pouco tempo depois, as obras foram retomadas e finalizadas com recursos próprios do município.


“Enfim, não desistimos e fomos em busca de todas as possibilidades e agora a população conta com mais esta unidade que vai garantir o atendimento dos destes bairros, em um local apropriado para os diversos atendimentos médicos. Um compromisso assumido e cumprido pela gestão do prefeito Cido Ferrari”, disse o Secretário da Saúde, Ademir de Souza.


Seguindo os mesmos padrões de atendimento e atribuições nos cuidados da saúde da comunidade, o projeto dispõe de um modelo moderno seguido por todos os padrões de acessibilidade. Sua estrutura é composta por 17 salas destinadas para: 05 consultórios médico e de enfermagem; 02 consultórios odontológico; sala de curativo; sala de vacina; sala de inalação; estoque; sala de atividades coletivas; sala para procedimentos de coleta; administração, recepção; sala de esterilização; sala de expurgo; almoxarifado; copa; depósito de resíduo comum; depósito de resíduo contaminado; depósito de resíduo reciclável; sanitários masculino, feminino e PCD; e ampla área externa.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura