• Revista Maxxi

Lançado guia para prevenção de quedas de idosos


A Prefeitura de Matão considerando os cuidados com as pessoas idosas, elaborou um guia de orientações para prevenções de quedas. Seu conteúdo é composto de informações sobre fatores de riscos e dicas que colaboram na qualidade de vida deste público. O material está sendo distribuído em todas as unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e no Centro de Convivência do Idoso. As informações desta cartilha têm como base as orientações do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia. Esta cartilha faz parte de uma campanha promovida pelo Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Prefeitura de Matão e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.


Durante a semana, o prefeito Cido Ferrari e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão, Márcia Ferrari, acompanharam as equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, na distribuição ao Centro de Convivência do Idoso. Na oportunidade, os idosos que frequentam o espaço foram orientados sobre o tema e receberam um exemplar do guia, além de um Kit com produtos para os cuidados com a higiene e limpeza.


“Eu como idoso, somado à recente experiência que tive como Presidente da Associação dos Aposentados, sei da importância destas ações no atendimento deste público. Envelhecer não é doença, e todos nós passamos por este processo, dia após dia, mas especialmente nesta fase, após os 60 anos, precisamos de atenção à nossa saúde e praticar atividades que contribuam no aproveitamento da vida. Pensando nisso, nossas equipes elaboraram este guia que tem um contexto valioso para todos, independente da idade”, ressaltou o prefeito Cido Ferrari.


O guia é composto de informações sobre a segurança do espaço e ambiente em que a pessoa idosa vive, alterações no organismo, uso de medicamentos, benefícios das atividades de lazer, social e física, dicas sobre os cuidados contra a Covid-19, além dos endereços e telefones dos equipamentos públicos que oferecem atendimentos aos idosos de Matão.


Em 24 de Junho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, e todos os anos o Conselho do Idoso propõe atividades para a reflexão desse importante tema, pensando no bem-estar e qualidade de vida dos munícipes. “A queda tem impactos consideráveis e podem trazer consequências graves como fratura e depressão, mas podemos evitá-la com simples ações e cuidados e este material é válido para que todos tenham melhor entendimento sobre o assunto”, disse o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélio Leandro Prandi.


Confira abaixo algumas das dicas:


Causas de quedas


- diminuição da visão;

-mudanças no modo de andar, na força e equilíbrio;

-doenças mal cuidadas, como diabetes, pressão alta, vertigens e tonturas;

-falta de cuidados com os pés;

-alto medicação ou tipos de medicamentos;

- obesidade;


Nos ambientes


-melhore a iluminação e posição dos móveis;

-proteja extremidades pontudas;

-retire objetos do caminho (brinquedos, fios, tapetes, calçados, entre outros);

-use corrimão nas escadas e faixas antiderrapantes em cores diferentes nos degraus;


Banheiro:


- tenha tapetes antiderrapantes na área do chuveiro;

- banho sentado - use cadeira com apoio de braço (atenção para o peso que ela suporta);

- se necessário, para o apoio, coloque barras de tubo pvc com cimento ou de aço;

- sempre seque o chão molhado;


Roupas e acessórios:


-não use roupas muito compridas até o chão;

-evite tamancos e chinelos de dedo;

-se utiliza bengalas ou andadores, verifique os pés, a altura e se as ponteiras estão intactas;


Dia a Dia


- ao atravessar a rua use a faixa de pedestre;

- prefira andar pelas calçadas

- ao entrar ou sair do ônibus avise o motorista para esperar, pois você pode cair.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

headbanner.png