• Revista Maxxi

Morre em SP o ator Sérgio Mamberti aos 82 anos


Sérgio Mamberti, de 82 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo. O ator estava intubado devido a uma infecção pulmonar em um hospital da rede Prevent Sênior, na capital paulista. Em decorrência da falência múltipla de órgãos, Sérgio não resistiu, segundo foi conformado por seu filho Carlos.


Ainda neste ano, o ator foi internado para tratar de uma pneumonia e chegou a passar por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas, após 15 dias de tratamento ele teve alta hospitalar.


Biografia


Sérgio Mamberti nasceu em 22 de abril de 1939, em Santos, litoral paulista. Foi ator, produtor, diretor, autor e artista plástico e assumiu alguns cargos políticos no Ministério da Cultura. Dedicou-se ao exercício da arte em toda a sua carreira, colecionando inúmeros papéis que deram destaque a ele.


Um dos seus personagens mais conhecidos pelo público foi Dr. Victor, na série “Castelo Rá-Tim-Bum”, a qual contou com 90 episódios e mostrava a história de Nino, um garoto que morava com sua tia Morgana, uma feiticeira, e seu tio Victor, um mago.


Mamberti participou de algumas produções na TV Globo como “A Diarista” e “Os Normais” e seu trabalho mais recente foi na série “3%”, produção original da Netflix.


Sérgio também fez inúmeras novelas, como “Flor do Caribe” (2013), participou de produções cinematográficas, como “Xuxa Abracadabra” (2003) e em 2019 dirigiu a peça “ Um Panorama Visto da Ponte”, com participação de Rodrigo Lombardi.


Em sua autobiografia intitulada “ Sérgio Mamberti: Senhor do meu Tempo”, lançada este ano e escrita com o jornalista Dirceu Alves Jr., o ator falou abertamente sobre diversos temas, como por exemplo a sua bissexualidade e seu relacionamento de 37 anos com Ednaldo Torquato, que faleceu em 2019. Querido do público, é mais uma lacuna que se abre no cenário artístico brasileiro nos últimos dias, que perdeu recentemente, Tarcísio Meira e Paulo José.


João Sanita Foto/DIVULGAÇÃO