top of page
  • Foto do escritorRevista Maxxi

Mutirões contra o mosquito transmissor da Dengue serão ampliados


A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Saúde, retomou a campanha “Todos contra o mosquito”. Apesar do plano de ação acontecer de maneira ininterrupta, durante o período das chuvas de verão, as equipes reforçam os cuidados com a volta do calendário de mutirões que percorrem os bairros da cidade coletando recipientes e demais materiais inservíveis que possam virar criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Para atender o maior número de residências, neste ano, os mutirões foram ampliados e serão realizados as sextas-feiras e sábados. Em breve, o cronograma será divulgado através da página oficial do município www.matao.sp.gov.br


Com o objetivo de prevenir a infestação da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, o Departamento do Controle de Vetores e a Vigilância Epidemiológica mantém uma série de ações técnicas em Matão. Entre os serviços executados pelas equipes de Agentes de Combate a Endemias, estão inclusos vistorias diárias em residências e empresas, aplicação de larvicidas, monitoramento de áreas que possuam casos confirmados ou suspeitos e ações educativas que envolvem escolas e demais instituições.


“Combater a Dengue depende das ações do poder público e, principalmente, da contribuição dos munícipes. Necessitamos de todos para que façam o recolhimento desses recipientes em suas residências e posteriormente, entreguem à equipe da Prefeitura”, frisou o prefeito Cido Ferrari.


De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até o momento, comparada as cidades da região, Matão encontra-se em situação favorável quanto ao número de pessoas infectadas. Nesta segunda-feira (30), o município registrou o segundo caso confirmado da doença, em bairros distintos. De forma estratégica, além do bloqueio para identificar possíveis focos, as equipes fazem o mapeamento e aplicam a nebulização para garantir que mais pessoas não sejam infectadas.


A Secretaria da Saúde que já está aplicando todos os protocolos de cuidados nos bairros com casos confirmados, já solicitou à Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), o fornecimento de mais inseticida para a nebulização completa da cidade. Além disso, todas as Unidades de Saúde de Matão dispõem de testes rápidos para as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença.


“Sistematicamente o nosso município coloca em prática todas as estratégias preventivas para impedir a proliferação da Dengue, porém, nesta época, a situação é preocupante devido ao período de chuvas que favorece o desenvolvimento do mosquito. Portanto, pedimos à população que redobre a atenção quanto ao acúmulo de água e colabore com o município fazendo a notificação nas Unidades de Saúde, pois é através do registro do caso que conseguimos solicitar o abastecimento dos materiais que utilizamos na nebulização”, salientou o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro).


Medidas e cuidados contra o mosquito da Dengue:


Elimine focos de água parada;

Mantenha os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

Guarde garrafas com a boca virada para baixo;

Limpe calhas;

Não jogue lixo em terrenos baldios;

Mantenha baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;

Higienize os bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;


Os principais sintomas da Dengue são:


Febre alta 38°C;

Dor no corpo e articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

bottom of page