• Revista Maxxi

Padre faz surpresa para noivos surdos e celebra casamento em Libras

Um padre do Agreste de Pernambuco fez uma surpresa linda para dois noivos surdos. Sem avisar, Aluizio Ricardo Aleixo celebrou o casamento em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Adrielly Monteiro e Adalberto Ferreira nasceram ouvintes, mas ficaram surdos em decorrência da meningite, quando Adalberto tinha 2 anos e ela 8 meses. Os dois não esperavam tanto carinho e inclusão por parte do padre.

“Ficamos muito felizes, é claro […]. Esse sinal foi acolhedor e respeitoso para com a gente e os nossos convidados surdos, pois a Libras é a nossa primeira língua”, disse Adrielly ao G1.

O padre

Residente em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o sacerdote é diretor espiritual no seminário Nossa Senhora das Dores e disse aprendeu Libras há muitos anos, quando foi evangelizado.

Para ele, a experiência de celebrar o matrimônio de Adrielly e Adalberto ficará marcada para sempre.

“Cada matrimônio é único. Mas [este] de Adrielly e Adalberto, ficou marcado porque percebi a atenção e participação de todos surdos e ouvintes. A participação da pessoa com deficiência na vida da Igreja é necessária e importante”, pontuou.

Os noivos

Adrielly e o marido são professores de Libras e Adalberto também é tradutor de sinais internacionais e trabalha como assistente de suprimentos e materiais em um hospital.

Eles namoraram durante sete anos e ficaram noivos durante um ano. Eles tiveram que adiar o casamento, no passado, por causa da pandemia, mas agora deu certo.

Adrielly e Adalberto chegaram a convidar dois intérpretes de Libras para a cerimônia, mas não foi necessário. O padre Aluizio falou em português e Libras de forma simultânea.

Inclusão

A noiva disse que o casamento, realizado no mês passado em Lajedo, serve de exemplo para as pessoas aprenderem Libras.

“Infelizmente a grande maioria dos religiosos não sabe se comunicar com as pessoas surdas, criando na igreja um ambiente não acessível. Ficamos muito emocionados”, disse Adrielly Monteiro.

“Esse gesto representou uma riquíssima oportunidade de trazer a reflexão para a sociedade para a importância de as pessoas aprenderem a Libras, inclusive os padres”, disse a noiva.

Por redação Só Notícia Boa


O casal e o padre ao fundo na cerimônia em Libras - Foto: Djeison Zennon/Estúdio Casa Amarela/Divulgação