• Revista Maxxi

Pais doam órgãos do filho de 13 anos para salvar outras vidas


Na dor, o amor. Os pais do menino Emanuel Sarmento Silva, de 13 anos, decidiram doar os órgãos do filho na esperança de salvar outras vidas. O caso ficou conhecido na última terça-feira, quando o jovem morreu de AVC em Americana (SP).


Emanuel se tornou esperança para outras famílias: foram doados o coração, as córneas, fígado e o pulmão do menino.


A mãe, Carmelita Sarmento Silva, 51, disse que conversou com a família sobre a possibilidade da doação dos órgãos e que ouviu da irmã uma mensagem muito linda.


“Eu lembro que minha irmã me disse: ‘assim como você está chorando pelo filho que você perdeu, tem uma mãe sorrindo pelo filho que vai ganhar’”.


Coração do jovem foi levado para ser transplantado


A missão de salvar outras vidas já deu início na última quarta-feira quando o helicóptero Águia da PM (Polícia Militar) levou o coração ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) para ser transplantado.


A aeronave pousou no campo do Colégio Dom Bosco, em Americana, conforme noticiado pelo site O Liberal.


“Ele era um menino maravilhoso, obediente, queria ser veterinário. Aqui em casa temos seis gatos e ele era o responsável por todos eles”, lembrou Carmelita.


Emanuel foi vítima de AVC


A vida da família mudou há uma semana, após Emanuel relatar que estava com dor nos olhos, na cabeça e que não conseguia mexer as pernas.

Junto com o marido e pai de Emanuel, José Juliano Silva, de 51 anos, Carmelita foi com filho para o Hospital São Lucas.


De acordo com relatos dela, às 20 horas do mesmo dia, Emanuel deu entrada no centro cirúrgico com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral).


“É um caso raro. Ele era muito saudável, não sabíamos que ele tinha uma veia com má formação, que levou a esse quadro”, comentou a mãe.


Infelizmente, após a cirurgia, os médicos identificaram a morte cerebral.

“Como sabia que não tinha mais nada o que pudesse ser feito e sabia que a vontade de Deus havia sido feita, decidimos doar”.


Desejamos muita força a essa família linda e saiba que o Emanuel ficaria muito orgulhoso da decisão de vocês!


Fonte: Só Notícia Boa/Com informações de O Liberal

Foto: Foto: Arquivo Pessoal