• Revista Maxxi

Parceria entre Prefeitura e Hospital irá diminuir a fila de exames

Acordo entre o HCFM e Prefeitura visa otimizar o atendimento

Desde o dia 1 de junho, o Hospital “Carlos Fernando Malzoni“ e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, celebraram acordo para acelerar e terminar com a fila dos exames de imagem. A Câmara Municipal aprovou projeto de lei nesse sentido.


O acordo foi pilotado pelo advogado do Hospital, Paulo Bernardi, que se reuniu com representantes da Santa Casa e da Secretaria de Saúde, uma vez que, em muitos casos, não se trata de exames simples, mas sim de muitos procedimentos que exigem a presença do médico em sua realização, e da capacidade operacional do serviço, que além da demanda normal (a cota SUS), atende urgências e emergências.


Para Denise Minelli, superintendente do Hospital de Matão,” esses acordos são importantes ferramentas para agilizarem o nosso atendimento, por isso sou muito grata ao nosso assessor jurídico Dr. Paulo Bernardi, e ao secretário de saúde do Município, Ademir de Souza, por esse valioso apoio”!


Passados menos de dois meses do início desse acordo, já foram agendados e realizados cerca de 1300 exames, sendo que muitas modalidades de exames já não têm mais fila de espera.


De acordo com o Dr. Paulo Bernardi, “esses exames são excedentes à cota que o SUS disponibiliza para o Município, e que é insuficiente para atender a demanda”, esclarece.


A expectativa é que até dezembro deste ano não haja mais nenhum exame em fila de espera e que a situação seja normalizada.


Fonte: Assessoria de Imprensa/HCFM