• Revista Maxxi

Prefeito Cido Ferrari participa de reunião no Hospital de Amor


Na sexta-feira (11/2), o prefeito Cido Ferrari, acompanhado da enfermeira da rede de saúde de Matão, Marina Sevilhano Cecchetto, participou de uma reunião no Hospital de Amor em Barretos. O objetivo do evento, foi reunir municípios parceiros, para avaliar estratégias eficazes de adesão das mulheres à coleta de exames preventivos, dentro do Programa de Prevenção do Colo Uterino.


“Vamos renovar a parceria com o Hospital de Amor, pois temos que garantir o melhor tratamento para as matonenses que lutam contra essa doença tão difícil que é o câncer. Por isso é importante que mais mulheres façam os exames preventivos na rede municipal de saúde, de forma que possam manter a saúde em dia”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.


A exposição e mediação da reunião foi conduzida pelo coordenador do referido Programa, Marcelo Almeida, que trouxe dados, estatísticas e ideias estratégicas de divulgação, para melhorar resultados, relacionados ao engajamento das mulheres em ações preventivas.


De acordo com o secretário da Saúde Ademir de Souza, a rede de saúde faz abordagens e convoca as mulheres, constantemente, para a realização dos exames preventivos, que precisam ser feitos periodicamente, para evitar qualquer tipo de câncer, principalmente os mais invasivos, como é o caso do câncer de mama e de colo do útero.


O Papanicolau pode ser feito em qualquer Posto de Saúde.


A mulher pode pedir ao médico ginecologista para fazer o exame de Papanicolau, que consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.


Já o exame de mama, a própria mulher pode fazer em pé (até mesmo durante o banho), em seis movimentos:

  1. Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

  2. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

  3. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas;

  4. Sinta a mama;

  5. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

  6. Repita os movimentos na outra mama.

Caso perceba qualquer alteração (nódulo), a mulher deve procurar ajuda médica.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura