• Revista Maxxi

Prefeitura de Matão lança campanha "Viva Mais, Viva Melhor"


Para celebrar os 123 anos de Matão, a Prefeitura realiza uma série de atividades no mês de Agosto, entre elas: a Campanha de Saúde “Viva Mais, Viva Melhor”, que neste mês é voltada às gestantes, diabéticos e hipertensos. No domingo (02), aconteceu o lançamento com a primeira atividade do mês, quando uma caravana da Saúde, formada por dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de Saúde e demais profissionais da área, estiveram na feira do Jardim do Bosque, prestando serviços de aferição de glicemia, pressão, oximetria e orientações às futuras mamães. A mesma ação será realizada nos próximos finais de semana.


“Estas atividades correspondem aos projetos que viabilizamos para Matão, e estamos colocando em prática. Atualmente o mundo está voltado para a pandemia, porém existem outras necessidades que precisamos cuidar, e Saúde é uma das nossas prioridades. Em pouco tempo evoluímos muito, com a contratação de médicos especialistas, graças parceria com nosso Hospital. Retomamos a construção de duas Unidades de Saúde e ampliamos os atendimentos. Mas a administração municipal está empenhada a recuperar a Saúde de Matão e, em breve, outras conquistas serão anunciadas na área”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.


O “Viva Mais, Viva Melhor” tem o objetivo de “cuidar” da comunidade que não procura regularmente um atendimento médico e levar informações aos que desconhecem os serviços disponibilizados pela Rede Pública Municipal. Todos os meses, serão trabalhados temas relacionados a prevenção, diagnóstico e qualidade de vida junto às equipes atuantes nas Unidades de Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF), Para esta campanha, um material com dicas sobre a prevenção e o controle destas duas doenças foi desenvolvido ao público.


Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Já a hipertensão, conhecida como pressão alta, é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte e fica acima dos limites considerados normais para a idade.


Através de exames simples é possível diagnosticar ou identificar as duas comorbidades, porém muitas pessoas ainda demoram para procurar um Posto de Saúde, como explica o secretário da Saúde, Ademir de Souza. “Durante nossos atendimentos, os profissionais se deparam com esta realidade, pelo fato de serem doenças que muitas vezes são assintomáticas. Mas nossas equipes estão mobilizadas, ‘saindo’ das unidades e prestando estes serviços nestes locais. Lembrando que todos os ESF’s de Matão são compostos de uma equipe multidisciplinar que mensalmente, vão às residências fazer algumas avaliações”, avaliou.


Também através da Campanha “Viva Mais, Viva Melhor”, um outro trabalho de orientação está sendo direcionado às gestantes que são atendidas pela Rede Municipal. A Prefeitura de Matão e o Hospital Carlos Fernando Malzoni fizeram mais uma parceria em prol das futuras mamães. Durante todos os finais de semana, a coordenadora do Posto de Coleta de Leite, Thais Baldan orientará este público sobre o período da gestação e da saúde do bebê e da mulher. “Nesta abordagem vamos falar sobre sintomas da gravidez, amamentação, e principalmente, a importância do acompanhamento médico, através pré-natal”, explicou a coordenadora.


Um segundo atendimento às gestantes é proporcionado pela responsável pelo setor de odontologia da Rede Municipal, Dra. Sarah Sakima. “Nosso papel nesta campanha é ressaltar a necessidade do acompanhamento odontológico das gestantes, que hoje é obrigatório para as mamães que são acompanhadas nas Unidades de Saúde Matão, pois ele também está incluído no pré-natal”, explicou.


Nos próximos meses, a Secretaria da Saúde prevê ações conjuntas engajadas à Saúde Mental, combate ao câncer de próstata e de mama, prevenção as doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas.


Programação de Agosto “Viva Mais, Viva Melhor”


07/08 - Praça da Igreja Matriz

15/08 - Feira do Jardim do Bosque

29/08 - Feira do Jardim do Bosque


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


headbanner.png