• Revista Maxxi

Prefeitura divulga programação cultural do mês de maio


A Prefeitura de Matão, através da Casa da Cultura, divulga a programação cultural do mês de maio. Lançamento de livro e vídeo-espetáculo, exposição fotográfica, fórum, espetáculo de teatro, ensaio musical, evento de música eletrônica, entre outras atividades, estão na agenda deste mês. No mês de maio a bandeira da cultura é do arco-íris, a fim de ampliar os espaços e discursividades da comunidade LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e Queer), reforçando a importância da pluralidade e diferenças na formação da cultura.


“O Departamento de Cultura está empenhado em cumprir um papel fundamental: a democratização da liberdade de expressão. Para isso, através de ações e formações artísticas, prevê fortalecer representatividades, por meio da escuta dos mais variados grupos. Esta também é a visão do prefeito Cido Ferrari que sabe o quanto estas politicas de reconhecimento são significativas para quem busca seus direitos e luta contra o preconceito de parte de sociedade”, explicou o Diretor de Cultura, Juliano Jacopini.


Confira a programação da primeira quinzena:


A primeira atividade deste mês acontece quarta-feira (04), às 19h00, na Casa da Cultura, com o lançamento do livro “Qual sua responsa? - Entre versos & identidade”. São poesias autorais de jovens e educadores de projetos do Instituto Terroá, de quatro estados do Brasil: São Felix (BA), Matão (SP), Itapecerica da Serra (SP), Simões (PI), Betânia do Piauí (PI) e Curral Novo (PI). O projeto conta com a parceria do Instituto Votorantim, por meio do Programa Cidadania, com as empresas Citrosuco e Votorantim.


Na sexta-feira (06), acontece a abertura da exposição fotográfica “Mais diversidade” do fotografo Matheus Bruzatti Lopes. Este trabalho é formado por registros sobre a comunidade LGBTQIAP+ e traz uma diversidade cultural sobre a identidade de gênero e sexualidade. A exposição incentiva o processo de empatia da pluralidade dos seres, dando visibilidade sobre direitos e liberdade de expressão. O público está convidado a prestigiar o evento. As visitas podem ser feitas no período de 09 a 27 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.


Por meio da Biblioteca Municipal, no dia 10 de maio, acontece mais uma edição do projeto “Entrelinhas – leituras do vestibular”, voltado aos estudantes do Ensino Médio, com a discussão de obras cobradas em vestibulares da USP e UNICAMP. “Seminários dos Ratos”, de Lygia Fagundes será o título debatido por Bianca Mateus Rosa (graduanda em Relações Internacionais pela Unesp e voluntária do grupo “Pró-Estudar”; Emilio Paganin, diretor da Escola Estadual Odone Belline, pedagogo, professor de língua inglesa e jornalista. A transmissão será a partir das 19h30, na página do Facebook da Prefeitura de Matão.


Com o objetivo de incentivar as diversas ações culturais, a Prefeitura de Matão também apoia as atividades culturais realizadas na Casa Pipa - Plataforma Internacional de Produção Artística


Também nesta semana, entre 06 e 08 de maio, acontece a mini residência na Casa Pipa “SINESTESIA E A ARTE NAIFE", com a artista Michele Alves “Mick” - artista matonense que integra a Cia. Labirinto de Teatro e a Casa PIPA, pesquisadora na área de grafite, pintura em tela e carpintaria. Os interessados em participar podem se inscrever através do telefone (16) 3506-2323.


O grupo musical “Batucada Geral” realiza no dia 15 de maio, a partir das 11h00, uma feijoada com o intuito de arrecadar fundos para o conserto e manutenção dos instrumentos. Os ingressos serão vendidos a 30,00 e podem ser adquiridos, por meio do telefone (16) 3506-2323.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura