• Revista Maxxi

Prefeitura inicia mutirões para evitar proliferação da Dengue, Chikungunya e Zika


Para potencializar as ações contra a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, neste final de semana, a Prefeitura de Matão inicia um extenso cronograma de Mutirões, com o objetivo de eliminar e recolher das residências materiais propícios ao acúmulo de água e que favoreçam a reprodução do mosquito. O primeiro arrastão será neste sábado (26), das 8h00 às 12h00, no Jardim Popular.


“Esta é a oportunidade da população se desfazer dos itens que se acumulam em suas casas, inutilizáveis que geram riscos para a sua e outras famílias. O principal propósito é cuidar da Saúde da nossa comunidade, e esta ação é realizada agora para que não tenhamos problemas futuros. Portanto, contamos com o apoio dos matonenses em mais uma iniciativa”, salientou o prefeito Cido Ferrari.


Aproximadamente 30 servidores municipais, entre Agentes de Endemias, que compõem a equipe da Divisão de Controle de Vetores e Agentes de Saúde, do Estratégia Saúde da Família (ESF), estarão nestes serviços de recolhimento dos itens, acompanhados dos caminhões da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil e Secretaria da Saúde. Para que os objetos sejam levados pela equipe, é necessário que os moradores do bairro os deixem para área externa da residência, nas calçadas.


Atualmente, Matão está com cinco casos confirmados de Dengue e segundo o secretário da Saúde, Ademir de Souza, isso é reflexo das ações adotadas pelo município, somadas aos cuidados da população. “Mantivemos as visitas diárias nas casas com nossos Agentes que retornaram as atividades no início deste ano. Mas os cuidados dos moradores, são essenciais neste resultado. Mesmo com os números baixo, vamos ampliar nossas ações com campanhas de conscientização e esses arrastões pelos bairros, pois nossa finalidade é não permitir a evolução de casos”, explicou.


Com extensa programação, até o final do ano, os Mutirões serão feitos todos sábados, entre 8h00 e 12h00. Nas próximas semanas, as ações terão continuidade nos seguintes bairros: Portal Terra da Saudade, Vila Cardim, São Gabriel, São Judas Tadeu, Jardim Primavera, Jardim Alvorada, Santa Marta, Vila Jandira, Bússola, São José, Parque Aliança, Jardim Itália, Jardim Brasil, Parque das Laranjeiras, Cidade Jardim, Jardim Esperança, Senhor Bom Jesus, Vila Maria, jardim Santa Rosa, Cohab João Vital, Jardim Morumbi, Residencial Maria Cândida, Vila Pereira, Jardim Balista, Residencial Cadioli, IV Centenário, Vila Santa Cruz, Pinheirinho, Distrito de São Lourenço do Turvo, Jardim Buscardi, Las Lomas, Jardim Cambuy, Jardim Paraíso, Distrito Industrial, Residencial Azul Ville I e II, Nova Cidade, Monte Carlo, Jardim Aeroporto.


As próximas edições de cada Mutirão serão semanalmente divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Matão, como Facebook, Instagram e o site www.matao.sp.gov.br


Outras informações no Departamento de Controle de Vetores, através do telefone 3384-8865.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura