• Revista Maxxi

Professor brasileiro vence prêmio e está entre os melhores do mundo


O professor Paulo Magalhães, de 56 anos, está entre os melhores do mundo após vencer o Global Teacher Award 2021, premiação internacional que recebeu mais 200 mil inscrições de 110 países.


Paulo foi reconhecido pelo projeto Aula Pública, que realiza na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias, na Liberdade, em São Paulo. A ideia é levar as turmas para conhecer as ruas e as histórias do bairro.


Para o educador, o reconhecimento de um prêmio global é importante, mas o maior valor está em conseguir transformar a vida de inúmeros jovens em situação de vulnerabilidade social.


“O maior prêmio é ver a transformação que consegui fazer na região em que trabalho, extremamente vulnerável, onde existem cortiços e ocupações irregulares. A violência era muito intensa na escola”, disse.


Projeto Aula Pública


O projeto Aula Pública foi criado em 2010 e foi uma forma que Paulo encontrou de diminuir o abandono escolar, que era muito comum entre os jovens que ele ensinava.


“Vivíamos um momento muito ruim na escola. As crianças eram arredias, praticavam violência dentro e fora da sala de aula, quebravam, depredavam”, contou o educador social.


Além de levar os alunos para fora da escola, Paulo ainda trouxe livros para dentro da sala de aula. Ele comprava os exemplares com o próprio dinheiro.


Fonte: Só Notícia Boa/Com informações de Metrópoles

Foto: Arquivo pessoal