• Revista Maxxi

Projeto faz crescer em 600% a exportação de games brasileiros


O relatório Brazil Games, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), informa que o país exportou US$ 53 milhões em games e faturou US$ 2,18 bilhões com o mercado de jogos eletrônicos em 2021.

Intitulada Brazil Games, a iniciativa tem como objetivo capacitar empresas para efetuar a exportação de produtos de maneira segura e inserir empresários brasileiros no cenário internacional de produção de jogos.


“O mercado de games tem natureza 100% exportadora, isto é, seu formato digital tem potencial para que seus serviços e produtos sejam facilmente distribuídos. Através de nossas ações e da qualidade da mão de obra brasileira, os produtos e serviços de games do Brasil estão presentes hoje em 95% dos países de todo o mundo”, afirma Rodrigo Terra, presidente da Abragames.


Cerca de 140 empresas fazem parte do projeto, entre elas, a Aiyra, de Niterói (RJ), a qual atua no desenvolvimento de jogos há cerca de três anos e exporta seus serviços através do Brazil Games. O empreendimento presta serviços de jogos personalizados, educacionais e ações de divulgação.


Ademais, a iniciativa busca agregar produtoras brasileiras ao metaverso- um universo digital que usa tecnologia como realidade virtual e estímulos hápticos para inserir o usuário em ambientes digitais imersivos.


“Games trabalham com criação de mundo. E o metaverso é a evolução disso, em que as ferramentas da tecnologia são usadas para se viver em outras realidades, que não sejam só esta física como conhecemos. Com o grande potencial que temos em nossos serviços de desenvolvimento de jogos, tenho certeza que temos a competência e a tecnologia necessárias para tornar o Brasil um dos principais atores criativos do metaverso”, informou Terra.


João Sanita/Com informações da Agência Brasil

Foto: Pixabay