• Revista Maxxi

Projeto “Qual Sua Responsa?” abre inscrições para jovens matonenses

Os jovens devem se inscrever no projeto até o dia 31 de maio.


O projeto “Qual é sua responsa?" é uma iniciativa do Instituto Terroá, desenvolvida com o apoio das empresas: Citrosuco, Votorantim Cimentos (VC) e Votorantim Energia (VE), afiliadas do grupo Votorantim e do Instituto Votorantim. A proposta geral do projeto é o desenvolvimento da cidadania e da cultura democrática nos Município de Matão - SP, Itapecerica da Serra - SP, Simões - PI e São Félix - BA. O projeto organizará grupos de jovens, que devem realizar encontros online para conversar, debater e construir possibilidades de atuação envolvendo política, arte, cultura, meio ambiente, saúde, qualidade de vida e outros temas que competem a experiência de cada município.


O Programa Cidadania é uma iniciativa do Instituto Votorantim, composto por iniciativas que tem como objetivo ampliar a consciência cidadã e fomentar a participação ativa na sociedade. A intenção é conscientizar, gerar conhecimentos e promover práticas que dialoguem com a cultura democrática, oferecendo ferramentas para que os cidadãos sejam atores políticos em seus territórios.

A pedagoga e coordenadora Cláudia Cruz Soares afirma: “ A iniciativa consiste em formar jovens cidadãos comprometidos com a democracia, com a comunidade e com o desenvolvimento local, por meio de um processo mediado pelos educadores para o desenvolvimento de competências para uma atuação democrática e para a consolidação da cidadania, e ao mesmo tempo os jovens vão realizando projetos práticos de intervenção na cidade.”


Em Matão, os jovens têm até o dia 31 de maio para efetuar sua inscrição pelo formulário. Para participar os jovens interessados devem passar por um processo seletivo, que escolherá 35 participantes.


Os encontros online acontecem semanalmente, contando com ações colaborativas em atividades de acolhimento, oficinas e debates liderados por agentes locais. Acesse nosso formulário para mais informações.


Para as inscrições os jovens devem acessar nosso formulário de inscrição, completar todas as informações e aguardar a resposta da nossa equipe. Para acolher os participantes com maior diversidade de classe, gênero e raça, o projeto realizará ações para equiparar as condições de uso de internet e acesso a informações. Link para as inscrições de Matão: bit.ly/InscriçãoMatao

Para conhecer mais sobre o “Qual Sua Responsa?” acesse nossas redes sociais: Instagram.com/qualsuaresponsa Facebook.com/qualsuaresponsa

O laboratório de 2020

O projeto “Qual é sua responsa?” é uma iniciativa do Instituto Terroá, desenvolvida com o apoio da Citrosuco e do Instituto Votorantim. A proposta geral do projeto foi o desenvolvimento da cidadania e da cultura democrática no Município de Matão.


No ano de 2020 o Lab Cidadania aconteceu como uma experiência piloto em Matão e mais 4 municípios no país apoiados pelo Instituto Votorantim, com o desejo de que, no futuro, ele pudesse acontecer em escala nacional e agora estamos nós, agora como Programa Cidadania em 2021 realizando-o pelo segundo ano na cidade.

O projeto contou a participação de 50 jovens, que de forma transversal trabalharam os conceitos de democracia e cidadania a partir das suas vivências práticas na cidade e assim formaram três grupos: “Arte, Cultura e Meio Ambiente”, “Lideranças Estudantis” e “Mulheres, Democracia e Pandemia”. Ao longo de 4 meses, os jovens realizaram 14 encontros com debates, fóruns, consultas públicas e dinâmicas digitais.

As atividades foram finalizadas com o Festival da Democracia, que contou com a apresentação de 8 jovens, 11 convidados externos, 12 horas de transmissão ao vivo, mais de 7 mil participantes virtuais, 3 documentos com propostas de políticas públicas entregues a pré-candidatos e 7 parceiros institucionais, tudo em caráter 100% online, respeitando o isolamento e o distanciamento social.

O Instituto Terroá


O Instituto Terroá é uma associação fundada em 2015 com a missão de apoiar e facilitar processos participativos para criação de soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável, atuando por meio de projetos dentro de suas linhas de atuação, em diversos territórios do país.

Dessa forma, uma das principais linhas de atuação do Instituto Terroá é a formação de lideranças para o desenvolvimento sustentável. Nela, o Terroá desenvolve e aplica o Programa Jovens Transformadores, uma tecnologia social – que visa promover o protagonismo jovem, formar e capacitar agentes de transformação e facilitar o desenvolvimento da juventude em temáticas como empreendedorismo social, cidadania, sustentabilidade e competências socioemocionais.

Acesse nossas redes sociais: institutoterroa.org/

instagram.com/institutoterroa

facebook.com/institutoterroa




headbanner.png