• Revista Maxxi

Saiba como acessar a 2ª via do comprovante de vacina



De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 75% dos brasileiros adultos já estão vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Para que a imunização esteja completa, é necessário ficar atento à data para receber a segunda dose, uma vez que só é possível estar completamente imunizado depois de 15 dias após a segunda dose. Cerca de 107 milhões de brasileiros aguardam o reforço.


O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), através do comprovante de vacina, consegue identificar o dia previsto para a segunda dose e a fabricante da vacina tomada, o qual foi entregue no dia da imunização. Caso você não tenha mais o cartão, seja por perda, roubo ou furto, o aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde, é a maneira mais eficiente para obter os dados e confirmar as informações.


Seja baixando o aplicativo nas lojas de app do celular ou por meio do site do Conecte SUS, a plataforma pode ser acessada via internet. Ele está disponível nos aparelhos de sistema Android ou IOS. Caso seja o primeiro acesso do usuário, é necessário fazer um cadastro inserindo o CPF e criando uma senha.


Algumas prefeituras disponibilizam a opção de obter a segunda via presencialmente. São Paulo, por exemplo, disponibiliza o comprovante digital através do aplicativo Poupatempo Digital. Estão disponíveis três opções de acesso: o pré-cadastro, a carteira de vacinação digital e a validação do certificado de vacinação. Informações como doses, data da vacinação, profissional vacinador, nome e registro do local, fabricante e o número do lote da vacina aplicada podem ser acessados. Também é possível fazer o download ou imprimir a carteira digital, caso necessário. O documento acompanha um QR Code, que comprova os dados do cidadão.




headbanner.png