• Revista Maxxi

Um presente para o meio ambiente


Chegamos na reta final de 2020. Um ano desafiador, cheio de provações e aprendizados. O Natal é época de presentear amigos e familiares, participar do tradicional Amigo Secreto e aguardar o Papai Noel encher a árvore de brinquedos. Agora é a hora de refletir sobre o propósito e a mensagem por trás dos pacotes e laços deslumbrantes.

A Terra já deu seus sinais de saturação. Poluição do ar, mudanças climáticas, desmatamento, extinção de mais espécies a cada dia, degradação do solo... Infelizmente, desastres ambientais estampam as manchetes dos jornais com mais frequência.

Se o consumo consciente é diretamente relacionado à sustentabilidade e à sobrevivência do planeta, é preciso aplicar os critérios de conservação da Natureza no dia das compras. O mesmo deve ser feito em aniversários, casamentos, nascimentos e outras celebrações.

Os presentes sustentáveis são aqueles que alegram a pessoa presenteada enquanto beneficiam a economia, preservam o meio ambiente e a saúde pública.

A premissa é a mesma de quando vamos comprar algo para consumo próprio. Devemos nos preocupar com o fornecedor, a utilização, a duração e o descarte. Escolha uma empresa transparente em relação aos processos de produção, distribuição e tratamento dos resíduos gerados por seus produtos.

Sobre a utilização, aposte em itens de utilidade inquestionável. Tratando-se de um amigo ou familiar, considere cosméticos, alimentos ou utensílios de preferência da pessoa. Quando não somos tão próximos, acertamos ao escolher coisas que são de uso e consumo do cotidiano da maioria das pessoas. Como produtos para banho, guloseimas populares e outros.

O ideal é sempre priorizar itens duráveis e reutilizáveis. Dessa forma, vamos evitar o acúmulo de mais lixo nos aterros e oceanos. Ao praticar consumo consciente, somos responsáveis por tudo o que financiamos, desde a produção ao descarte. Por isso, entenda o processo de reciclagem das mercadorias.

O mimo ideal é particular de cada indivíduo. Porém, podemos nos inspirar em alguns exemplos de presentes sustentáveis:

  • Joias, bolsas e acessórios artesanais

  • Cestas de alimentos, kits de chá, bebidas e temperos

  • Itens de brechó

  • Ecobags

  • Copos retráteis ou do tamanho ideal para levar na bolsa

  • Canudos reutilizáveis

  • kit de talheres dobráveis

  • Cosméticos naturais

  • Plantas e flores

  • Experiências (cursos, passeios, ingressos, assinatura de serviço de streaming


Para aquelas pessoas especiais, que tal alguma coisa feita por nós mesmos? Se o presente conter referências de uma piada interna ou lembranças de um momento compartilhado, melhor ainda. Desenhos, cartas, colagem de fotos ou até uma playlist personalizada.

Se é essencial pensar no processo do início ao fim, precisamos nos preocupar com as embalagens. Sacos e papéis de presentes representam uma grande quantidade de desperdício. Você pode embalar seu presente com tecido, que poderá ser utilizado como lenço ou guardanapo. Jornais e revistas deixam um aspecto vintage no embrulho. Utilize também uma ecobag, caixinha, latinha ou pote de vidro.

Mais importante que o presente, é a oportunidade de conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e apresentar diferentes alternativas para a turma. Não podemos deixar escapar a chance de inserir atos, pensamentos e produtos sustentáveis no cotidiano do máximo de pessoas possível.

Em meio a tantos desastres ambientais e indícios de que a Terra está atingindo o limite de degradação da natureza, é primordial garantir que o bom velhinho traga presentes que vão garantir um planeta saudável, diversificado e abundante para as gerações futuras.

Por Sabrina Okada, escritora e ativista ambiental