• Revista Maxxi

Uso de máscaras continua obrigatório em aeroportos e aeronaves


Apesar de diversos estados e municípios terem liberado o uso de máscaras, o objeto de proteção pessoal manteve a obrigatoriedade para circular nos aeroportos e embarque nos aviões, de acordo com o que foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Nas áreas aeroportuárias onde o acesso não é controlado (como o saguão dos aeroportos e estacionamentos), o uso de máscaras faciais deve seguir as recomendações das autoridades locais. Entretanto, em áreas de acesso controlado dos aeroportos, funcionários e viajantes devem seguir a obrigatoriedade do uso de máscaras.


Segundo a Anvisa, nessas áreas há grande trânsito de pessoas de diferentes origens, com diferentes perfis epidemiológicos, índices de transmissão e coberturas vacinais, o que torna a máscara um item de segurança para todos.


A Anvisa reitera que o uso de máscaras faciais nos ambientes de acesso controlado dos aeroportos (como as áreas de embarque) e dentro das aeronaves é uma medida para diminuir o risco de transmissão da covid-19, especialmente porque são locais onde não é possível a manutenção do distanciamento físico.


João Sanita/Com informações da Agência Brasil

Foto: Roosevelt Cassio/Reuters